sábado, 24 de novembro de 2007

ÁGUA BOA SEDIA O “SEMINÁRIO INICIAL DO PROJETO AQUABIO – SUB BACIA DO XINGU"

O Projeto AquaBio – Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia, tem como principal objetivo a promoção de ações estratégicas voltadas para o manejo integrado dos recursos aquáticos na bacia amazônica, garantindo sua conservação e uso sustentável. O Projeto tem seu alicerce na parceria entre poder público, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, entre outros, de forma que o tema seja internalizado, de forma participativa, nas políticas e programas de desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O “Seminário Inicial do Projeto AquaBio – Sub Bacia do Xingu" acontece nos próximos dias 27 a 29 de novembro em Água Boa, Mato Grosso, tendo como local o Auditório do CISC, com início as 8 horas da manhã do dia 27.

O AquaBio é formado pelos seguintes componentes:

- Planos e Políticas Públicas

- Atividades Demonstrativas (sub-projetos)

- Capacitação

- Gestão, Monitoramento e Avaliação, e Disseminação de Informações.

O Projeto AquaBio abrange parte de três sub-bacias da Amazônia Brasileira, localizadas nos estados do Amazonas (Sub-bacia do Médio e Baixo Rio Negro), Pará (Sub-bacia do Baixo Rio Tocantins) e Mato Grosso (Sub-bacia do Alto Rio Xingu), englobando cerca de 15% da área total de 1.950.000 km2 destas sub-bacias.

Destacam-se como grandes beneficiários do Projeto: lideranças comunitárias, técnicos de órgãos governamentais, tomadores de decisão, universidades, organizações não governamentais, pescadores, ribeirinhos, agricultores familiares, povos indígenas, agropecuraristas, artesãos, entre outros.

O Seminário Inicial tem como objetivos:

· Apresentar o Projeto e fornecer informações detalhadas sobre o mesmo;

· Explicar sobre os critérios utilizados para a seleção de áreas;

· Discutir os indicadores do Projeto e estabelecer o “Marco Zero”.

Para mais informações sobre o Projeto acesse o site: http://www.mma.gov.br/aquabio .

ÁGUA BOA PRESENTE NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Na última semana realizou-se em Cuiabá a III Conferência Estadual do Meio Ambiente. O município de Água Boa lá esteve representado pelos Engenheiros Agrônomos Marco Antonio Malburg, Luiz Omar Piquetti, pela Bioquímica Tânia Segura e pela Bióloga Josenilde Nogueira, todos delegados regionais com direito a voz e voto.
A Conferência se desenvolveu durante três dias, e teve a participação de delegações de todo o Estado de Mato Grosso, com um público de 250 pessoas. Nossos representantes participaram de diferentes grupos temáticos tais como: Mitigação, Adaptação, Pesquisa e Desenvolvimento e Educação Ambiental. Os dois desafios da Conferência foram: consolidar a metodologia de participação direta da sociedade e discutir o problema mais preocupante da Agenda Ambiental do momento: as Mudanças Climáticas.
O Engenheiro Agrônomo Marco Antonio Malburg, participando do grupo Mitigação, teve a oportunidade de ter cinco propostas suas aprovadas tanto no grupo temático, como na grande plenária, o que significa dizer que estas propostas serão apresentadas em Brasília, no próximo ano, durante a Convenção Nacional do Meio Ambiente.
As mudanças climáticas não são uma abstração. Elas acontecem no mundo, no país, no estado, no município e afetam a vida de todos os indivíduos. Não há outro caminho, a não ser o caminho do sério trabalho coletivo. O compromisso não é só do governo, mas, de cada um de nós, reavaliando nossas responsabilidades ambientais a cada momento.
Eng. Agr. Marco Antônio Malburg

sábado, 22 de setembro de 2007

E C O K I T s


ONGARA PROMOVE OFICINA PARA ENTREGA DE ECOKITS


A promoção da Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Promoção de Boas Práticas Agropecuárias na Bacia do Rio Xingu – estratégia de apoio à Campanha Y Ikatu Xingu têm norteado as ações da ONGARA, em Água Boa /MT. Com apoio da EMBRAPA–Meio Ambiente, UNEMAT – Universidade de Mato Grosso/Nova Xavantina e Prefeitura Municipal de Água Boa a ONGARA realizou Reunião Informativa e Oficina de Capacitação para utilização dos ECOKIT’s que foram entregues na ocasião, contando com a presença de 56 pessoas.
A importância do Monitoramento das Águas da Bacia do Xingu foi o tema central da Oficina. Ladislau Skorupa, Engenheiro Florestal da EMBRAPA apresentou os objetivos do Projeto e a Bióloga Ully Pozzobom, da UNEMAT demonstrou todas as técnicas de análises compreendidas no ECOKIT. A comunidade presente participou com questionamentos e opiniões.
Nessa Oficina foram entregues os ECOKIT’s disponibilizados pela EMBRAPA–Meio Ambiente passando à comunidade a responsabilidade de realizar o monitoramento local das águas da bacia do Xingu, em pontos fixos a serem definidos nos próximos dias.
As coletas das amostras para análise serão realizadas mensalmente durante o período de um ano (12 meses), preferencialmente entre o 1º e 5º dia de cada mês em horários constantes. Os resultados e demais dados serão disponibilizados em fichas de acompanhamento de coleta. Josenilde Paniago, Bióloga e Coordenadora da VISA-AB – Vigilância Sanitária de Água Boa foi designada pela equipe organizadora como responsável em receber e organizar as informações dos resultados das análises que servirão para nortear estratégias e ações ambientais.
Os ECOKIT’s foram entregues para as localidades de P.A. Jaraguá, Agrovila Serrinha, P.A. Jatobazinho e zona urbana do município de Água Boa para equipes responsáveis em coordenar a coleta e análise das amostras de água em cada ponto definido.
Para a ONGARA este é um projeto para todos. Quem quiser participar como auxiliar dos grupos pode entrar em contato e acompanhar as coletas, análises e resultados, contribuir para o sucesso do Projeto.


Adm. Lucy Malburg

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

FORMAD INCENTIVA USO DE SOFTWARE LIVRE


Para melhorar a qualidade das informações que circulam via Internet, em relação ao Meio Ambiente, o FORMAD – Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento realiza Oficina de Treinamento para uso de Software Livre, tendo como facilitador o jornalista André Alves. O evento acontece na cidade de Querência, nordeste de Mato Grosso, dias 12 e 13 de setembro e reúne diversas entidades.

Na ocasião, o FORMAD, além de treinar os colaboradores, efetivou a entrega de kits de informática para as instituições parceiras, que irão facilitar a divulgação de notícias e projetos relativos à campanha Y Ikatu Xingu.

A Campanha pela preservação das nascentes do Xingu é o projeto corrente das instituições participantes da Oficina e por isso a necessidade de operacionalizar e informatizar a logística das informações ampliando o acesso à comunicação.


Adm. Lucy Malburg