sábado, 24 de novembro de 2007

ÁGUA BOA SEDIA O “SEMINÁRIO INICIAL DO PROJETO AQUABIO – SUB BACIA DO XINGU"

O Projeto AquaBio – Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia, tem como principal objetivo a promoção de ações estratégicas voltadas para o manejo integrado dos recursos aquáticos na bacia amazônica, garantindo sua conservação e uso sustentável. O Projeto tem seu alicerce na parceria entre poder público, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, entre outros, de forma que o tema seja internalizado, de forma participativa, nas políticas e programas de desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O “Seminário Inicial do Projeto AquaBio – Sub Bacia do Xingu" acontece nos próximos dias 27 a 29 de novembro em Água Boa, Mato Grosso, tendo como local o Auditório do CISC, com início as 8 horas da manhã do dia 27.

O AquaBio é formado pelos seguintes componentes:

- Planos e Políticas Públicas

- Atividades Demonstrativas (sub-projetos)

- Capacitação

- Gestão, Monitoramento e Avaliação, e Disseminação de Informações.

O Projeto AquaBio abrange parte de três sub-bacias da Amazônia Brasileira, localizadas nos estados do Amazonas (Sub-bacia do Médio e Baixo Rio Negro), Pará (Sub-bacia do Baixo Rio Tocantins) e Mato Grosso (Sub-bacia do Alto Rio Xingu), englobando cerca de 15% da área total de 1.950.000 km2 destas sub-bacias.

Destacam-se como grandes beneficiários do Projeto: lideranças comunitárias, técnicos de órgãos governamentais, tomadores de decisão, universidades, organizações não governamentais, pescadores, ribeirinhos, agricultores familiares, povos indígenas, agropecuraristas, artesãos, entre outros.

O Seminário Inicial tem como objetivos:

· Apresentar o Projeto e fornecer informações detalhadas sobre o mesmo;

· Explicar sobre os critérios utilizados para a seleção de áreas;

· Discutir os indicadores do Projeto e estabelecer o “Marco Zero”.

Para mais informações sobre o Projeto acesse o site: http://www.mma.gov.br/aquabio .

Nenhum comentário: