sábado, 22 de setembro de 2007

E C O K I T s


ONGARA PROMOVE OFICINA PARA ENTREGA DE ECOKITS


A promoção da Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Promoção de Boas Práticas Agropecuárias na Bacia do Rio Xingu – estratégia de apoio à Campanha Y Ikatu Xingu têm norteado as ações da ONGARA, em Água Boa /MT. Com apoio da EMBRAPA–Meio Ambiente, UNEMAT – Universidade de Mato Grosso/Nova Xavantina e Prefeitura Municipal de Água Boa a ONGARA realizou Reunião Informativa e Oficina de Capacitação para utilização dos ECOKIT’s que foram entregues na ocasião, contando com a presença de 56 pessoas.
A importância do Monitoramento das Águas da Bacia do Xingu foi o tema central da Oficina. Ladislau Skorupa, Engenheiro Florestal da EMBRAPA apresentou os objetivos do Projeto e a Bióloga Ully Pozzobom, da UNEMAT demonstrou todas as técnicas de análises compreendidas no ECOKIT. A comunidade presente participou com questionamentos e opiniões.
Nessa Oficina foram entregues os ECOKIT’s disponibilizados pela EMBRAPA–Meio Ambiente passando à comunidade a responsabilidade de realizar o monitoramento local das águas da bacia do Xingu, em pontos fixos a serem definidos nos próximos dias.
As coletas das amostras para análise serão realizadas mensalmente durante o período de um ano (12 meses), preferencialmente entre o 1º e 5º dia de cada mês em horários constantes. Os resultados e demais dados serão disponibilizados em fichas de acompanhamento de coleta. Josenilde Paniago, Bióloga e Coordenadora da VISA-AB – Vigilância Sanitária de Água Boa foi designada pela equipe organizadora como responsável em receber e organizar as informações dos resultados das análises que servirão para nortear estratégias e ações ambientais.
Os ECOKIT’s foram entregues para as localidades de P.A. Jaraguá, Agrovila Serrinha, P.A. Jatobazinho e zona urbana do município de Água Boa para equipes responsáveis em coordenar a coleta e análise das amostras de água em cada ponto definido.
Para a ONGARA este é um projeto para todos. Quem quiser participar como auxiliar dos grupos pode entrar em contato e acompanhar as coletas, análises e resultados, contribuir para o sucesso do Projeto.


Adm. Lucy Malburg

Nenhum comentário: